Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Neste livro encontram-se embasamentos gramaticais, lingüísticos e didático-pedagógicos que alicerçam reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino médio público. Busca-se descrever um estudo da realidade educacional, que se tem revelado caótica, principalmente quanto à aquisição de habilidades e competências de estudantes de ensino médio público para ler, compreender e redigir textos simples, de sala de aula, concursos e demais situações de exercício de cidadania que o exigem. Na elaboração do trabalho, sistematizaram-se os principais questionamentos, que foram posteriormente analisados em dois momentos: um teórico e outro prático. Apresenta-se, dessa forma, um novo texto, que poderá assessorar estudos não só de professores de Língua Portuguesa, mas também de estudantes de Letras, Pedagogia, Normal Superior, pesquisadores e demais estudantes e profissionais da Educação que se preocupam com as dificuldades de aprendizagem dos alunos que buscam na escola meios de aprender a ler e escrever.
Autores: Rozimar Gomes da Silva Ferreira
Editora: Editora UFV
ISBN: 9788572691979
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2004
Número de Páginas: 161
Tamanho: 22x15
Edição: 1
INTRODUÇÃO
CONTEXTO EDUCACIONAL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS
Organização do estudo
Objeto do estudo
CONCEITOS DE LINGUAGEM E DE GRAMÁTICA E
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE E DO PROCESSO
DE ENSINO
ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS
A LÍNGUA E A GRAMÁTICA NUMA PERSPECTIVA SOCIAL E POLÍTICA
A DUALIDADE: VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA X GRAMÁTICA NA ESCOLA
QUESTIONAMENTO DO ENSINO DA GRAMÁTICA
O ensino de gramática que se tem a partir do livro didático
O ensino de gramática que se espera
ENTRE O ENSINO QUE SE TEM E O ENSINO QUE SE ESPERA
A sala de aula e o professor
A aula e o planejamento
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DE ENSINO
A PEDAGOGIA E AS TÉCNICAS
A AVALIAÇÃO
A TEORIA CIENTÍFICA, O PROFESSOR E O PEDAGOGO
DIÁLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA REALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTIONÁRIO 1 - AVALIAÇÃO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PELOS ALUNOS, EM VIÇOSA-MG
QUESTIONÁRIO 2, RESPONDIDO PELOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS, ATUANTES NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, EM VIÇOSA-MG
RUMO A UMA NOVA PRÁTICA
REFLEXÕES SOBRE A GRAMÁTICA
REFLEXÕES SOBRE A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E O DISCURSO EM SALA DE AULA: A IMPORTàNCIA DE UM COORDENADOR COMO MEDIADOR
REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E O ESPAÇO DO LIVRO DIDÁTICO: A PREOCUPAÇÃO COM O CONTEÚDO E O
PEDAGÓGICO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.