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Análise Sensorial de Alimentos 5ª Edição

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5ª Edição Revista e ampliada.
Inclui análise de cosméticos, perfumaria e outros.
 
Sinopse: , A ciência sensorial é aplicada não só para alimentos, mas hoje também concentra esforços no desenvolvimento e na padronização de métodos de análise para cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cremes e loções hidratantes, filtros solares, vestuário, dentre muitos outros produtos de consumo. A metodologia adequada consegue avaliar a funcionalidade e qualidade sensorial do produto, mas segue muito além, quando buscamos entender como a qualidade desse produto é percebida e valorizada pelo consumidor. O conceito de qualidade percebida e valorizada pelo consumidor é o objetivo final de todo projeto de inovação. O importante é que o diagnóstico aconteça a partir do consumidor durante o desenvolvimento do produto. Para dimensionar o valor e a qualidade percebidos, precisamos do recurso da análise sensorial. Este livro agora tem tríplice objetivo. O primeiro é contemplar a abrangência dos produtos e materiais a serem analisados sensorialmente e, para isso, foram incluídos mais exemplos na área de cosmética, produtos de higiene e beleza, dentre outros. O segundo objetivo é ser um livro prático e aplicado aos profissionais que atuam na área. Nele encontra-se o “como fazer”, a partir do entendimento dos métodos e dos procedimentos padronizados e normatizados, seguidos sempre de exemplos práticos, com a descrição completa de todas as etapas de análise. Finalmente, o terceiro objetivo é conservar o propósito original da primeira edição: um livro texto para a academia – ou seja, o objetivo é prover o conteúdo o bastante para capacitar o estudante e o pesquisador a aplicar o teste sensorial com a fundamentação necessária, de acordo com a situação especifica do projeto de pesquisa e, ainda, apresentar como o teste deve ser implementado.


Tipo: Livro
Título: Análise Sensorial de Alimentos 5ª Edição
Autores: Silvia Deboni Dutcosky
Editora: Champagnat - Pucpress
ISBN: 9788554945473
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2019
Número de Páginas: 540
Tamanho: 16 x 23
Edição: 5ª

1-      CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Breve histórico;
Os receptores sensoriais;
2-      CONDIÇÕES PARA AVALIAÇÃO SENSORIAL
Laboratório de análise sensorial;
Procedimento para os testes;
Preparo da amostra;
Seleção e treinamento da equipe;
3-      MÉTODOS DISCRIMINATIVOS
Testes de diferença;
Teste de sensibilidade;
4-      MÉTODOS DESCRITIVOS
Aspecto qualitativo;
Aspecto quantitativo;
Testes de escala;
Perfil de textura;
Perfil de sabor;
Análise descritiva quantitativa (ADQ);
Análise descritiva do perfil sensorial de produtos;
Perfil livre;
Tempo – intensidade (T-I);
Teste de amostra única;
5-      MÉTODOS AFETIVOS OU SUBJETIVOS
Teste qualitativo;
Teste quantitativo;
Aceitabilidade por consumo;
Segmento do mercado;
6-      RELACIONANDO OS DADOS DOS CONSUMIDORES COM DADOS SENSORIAIS
Metodologia de superfície de resposta (MSR);
Análise do componente principal;
Mapas de preferência;
Estudo do consumidor mediante ferramentas de gestão: Desdobramento da função qualidade (QFD)
7-      ESTUDO DE CASO: Teste descritivo combinado com teste de preferência, aplicados em desenvolvimento de novos produtos.
8-      CORRELAÇÃO ENTRE MEDIDAS SENSORIAIS E INSTRUMENTAIS
9-      ESTIMATIVA DA VIDA DE PRATELEIRA DE PRODUTOS ALIMENTRÍCIOS
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