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A compreensão das metodologias descritivas é de fundamental importância para pesquisadores que têm a difícil missão de descrever o perfil sensorial do alimento, ou seja, traçar a sua “impressão digital” sensorial, tão necessária quando se está desenvolvendo um produto ou se pretende estudá-lo, reformulá-lo ou melhorá-lo. Além disso, é necessária na definição de estratégias de marketing voltadas para a promoção de venda e/ou posicionamento do produto no mercado.
Análise sensorial descritiva visa estreitar a lacuna entre a pesquisa empírica, aquela executada e interpretada em laboratório; e a aplicação industrial, focada no desenvolvimento e disponibilização do produto para o mercado consumidor. Para isso, apresenta texto didático e autoexplicativo, com exemplos práticos de diversos estudos realizados com equipes treinadas e semitreinadas e com consumidores, utilizando as metodologias clássicas e os métodos emergentes.
Esta publicação, composta por seis capítulos, está dividida em três partes: Parte I – Metodologias clássicas; Parte II – Metodologias alternativas: equipes semitreinadas; e Parte III – Metodologias rápidas: abordagem com consumidores. Seu público-alvo são estudantes graduandos e pós-graduandos de Engenharia de Alimentos e cursos afins, professores e consultores das diversas áreas de produção, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos alimentícios.
Título: Análise Sensorial Descritiva
Autores: Valéria Paula Rodrigues Minim
Editora: Editora UFV
ISBN: 9786559250653
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2ª edição 2023
Número de Páginas: 291
Tamanho: 15x21
PREFÁCIO, 9
INTRODUÇÃO, 11
PARTE I – METODOLOGIAS CLÁSSICAS, 15
CAPÍTULO 1
Análise Sensorial Descritiva: Conceitos e Aplicações, 17
CAPÍTULO 2
Perfil Convencional, 63
CAPÍTULO 3
Perfil Livre, 120
PARTE II – METODOLOGIAS ALTERNATIVAS: EQUIPES SEMITREINADAS, 157
CAPÍTULO 4
Análise Descritiva por Ordenação, 159
CAPÍTULO 5
Perfil Descritivo Otimizado, 188
PARTE III – METODOLOGIAS RÁPIDAS: ABORDAGEM COM CONSUMIDORES, 219
CAPÍTULO 6
Métodos Descritivos com Consumidores, 221
ANEXOS, 278
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