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Sinópse da Obra:
Nesta imersão etnográfica, Bruno Moraes trilha novos caminhos teórico-metodológicos para se pensar e fazer a educação ambiental. A institucionalização desse campo, junto às esferas burocráticas do Estado, tem ameaçado a capacidade de enfrentamento das injustiças socioambientais que se alastram pelo País. Mesmo as correntes consideradas críticas seguem pensando políticas “desde cima”, isoladas no espaço da academia e nas normativas governamentais. Diante desse cenário, este livro vem refletir sobre uma educação ambiental pensada e vivida “desde baixo” – no cotidiano das comunidades utópicas –, ou seja, a partir de experiências sociais concretas que desafiam os limites instituídos pela modernidade capitalista.
Uma perspectiva que nasce do mundo vivido, indissociável do cotidiano e que oferece novas possibilidades para pensarmos uma educação ambiental de caráter contra-hegemônico. Permacultura, ecovilas, anarquismo, tecnologias sustentáveis, teoria da complexidade e decolonialidade são alguns temas que compõem as reflexões tecidas nestas páginas.
INTRODUÇÃO
DEBATES E REFLEXÕES TEÓRICAS
NOVOS CENÁRIOS NO CONTINENTE LATINO AMERICANO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO Á CRISE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CRÍTICAS DILEMAS E LIMITES
PERMACULTURA: UM DESIGN COMPLEXO PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL
O ANARQUISMO: IDEOLOGIA E AÇÃO POLÍTICA
ARCA VERDE
COMUNA PACHAMAMA
REFLEXÕES POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE BAIXO
REFERENCIAS
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