Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Sinopse da Obra:
Foi um desafio e um desejo, acalentados ao longo do tempo pelos membros do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação em Saúde da Faculdade de Educação da Unicamp, reunir autores de diferentes áreas e regiões geográficas para pensar, de maneira crítica e dialética, temas que contemplassem as esferas da Educação, Saúde e Trabalho, buscando fundamento principalmente na articulação entre a teoria e a prática.
Na tessitura do trabalho, criou-se um movimento rico e plural, que ora acentuou a atenção nos aspectos macrocontextuais – políticos, sociais, éticos e econômicos –, ora nos microcontextuais, rompendo com a linearidade das ideias e do pensar instituídos.
Com essas perspectivas, num cenário em que se anunciam muitas mudanças, detectamos ainda, às vezes com novas roupagens, velhos problemas e formas de pensar e agir arraigados que precisam ser enfrentados.
Assim, a educação continuada na área da saúde e a ética na formação de seus profissionais; as relações entre trabalho e educação; o papel central da avaliação nos processos de inovação curricular, em que é fundamental a ação mediadora do educador; o compromisso ético-político deste na mediação do projeto pedagógico e a profunda relação entre transformação social e educação são alguns dos assuntos que trazemos a debate tendo em vista o cenário atual.
Na proximidade de um novo tempo, mais do que concluir nossas reflexões, tecidas na polissemia dos diversos olhares, acreditamos que as contribuições serão aquelas que tivermos a ousadia e a coragem de explicitar e perseguir.
Ficha técnica:
Escrito por : Maria Helena Salgado Bagnato e Outros
Editora: Átomo
ISBN: 9788575168042
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2018
Número de Páginas: 142
Tamanho: 16x23
Edição: 2ª
PREFÁCIO
CAPÍTULO 1
FAZENDO UMA TRAVESSIA: EM PAUTA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE
MARIA HELENA SALGADO BAGNATO
CAPÍTULO 2
O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DO EDUCADOR NA MEDIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
MARA REGINA LEMES DE SORDI
CAPÍTULO 3
A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
CAPÍTULO 4
A CENTRALIDADE DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO CURRICULAR: AÇÃO MEDIADORA DO EDUCADOR
MARA REGINA LEMES DE SORDI
CAPÍTULO 5
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EMANCIPATÓRIO
MARIA INÊS MONTEIRO COCCO
CAPÍTULO 6
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DA SAÚDE: UMA APROXIMAÇÃO CRÍTICA
MARIA HELENA SALGADO BAGNATO
CAPÍTULO 7
TRABALHO & EDUCAÇÃO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA ANTIGOS PROBLEMAS
MARIA INÊS MONTEIRO COCCO
CAPÍTULO 8
A TRANSFORMAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO
JOSÉ WILLINGTON GERMANO