TELEVENDAS:
WHATSAPP
(31)
3612-2067
9 9819-5913
Meu Carrinho

Estratégias para a Cafeicultura no Brasil

Atlas
109482
0 avaliações

Estratégias para a Cafeicultura no Brasil

Atlas
109482
0 avaliações

Gostaria de receber notificação quando este produto estiver disponível?

Calcular frete e prazo
Entrega Frete Prazo
Digite um CEP e clique no botão OK.

Hoje, o Brasil figura como o maior produtor mundial de café, com aproximadamente 37% da produção, seguido de Vietnã (produtor com predominância de café robusta). É também maior exportador, detendo 27% de participação no comércio internacional do grão. A cafeicultura está presente em mais de 10 estados brasileiros, cultivada em mais de 280 mil propriedades, onde cerca de 85% são referentes a pequenos produtores.

O café gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, possui um mercado interno crescente, trouxe em 2013 mais US$ 5 bilhões em divisas para o país por meio da exportação de seus produtos e passa a ser mais respeitado a cada dia por sua qualidade e sustentabilidade. Ou seja, é uma cadeia produtiva de grande importância econômica, cultural, histórica e social, que trouxe um desenvolvimento para o nosso Brasil e que por isso merece toda a atenção de estudos que retratam sua importância.

Os textos que integram este livro trazem uma visão sistêmica da cadeia, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de cafés e suas preferências. Dividido em poucos capítulos, os autores buscaram, com uma leitura fácil e imparcial, demonstrar desde nossa cafeicultura em números, passando pelo processamento e torrefação do café, consumo mundial da bebida, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do setor e proposição de estratégias para a melhoria e desenvolvimento da cafeicultura no Brasil.

Obra recomendada para agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de cafeicultura. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Ficha Técnica

  • Autor: José Guilherme A. Nogueira; Marcos Fava Neves
  • Editora: Atlas
  • Ano: 2015
  • Edição: 1ª Edição
  • Formato: 17x24       
  • Páginas: 248
  • Idioma: Português
  • ISBN: 9788522494903

 

Nota sobre os autores e coordenadores, ix
Nota dos organizadores, xiii
Prefácio 1, xv
Prefácio 2, xvii

 

1    Estrutura do setor de cafés no Brasil (Rafael Bordonal Kalaki e José Guilherme A.    Nogueira), 1
Objetivos do Capítulo, 1
1.1    Introdução, 1
1.2    A cafeicultura brasileira, 2
1.3    A cadeia brasileira de café e seus agentes, 8
1.4    Produção brasileira de café, 15
1.5    O desempenho econômico do setor, 19

 

2    O comportamento do consumidor de café (José Guilherme A. Nogueira), 29
Objetivos do capítulo, 29
2.1    Introdução, 29
2.2    A visão contemporânea do consumidor de café, 30
2.3    Análise e tendências do setor, 49

 

3    Análise do varejo e da indústria cafeeira (Carla Cristina M. P. Gomes, Eduardo Sandrini Simprini e José Guilherme A. Nogueira), 55
Objetivos do capítulo, 55
3.1    Indústria de café torrado/moído, 55
3.2    Indústria de café solúvel, 59
3.2.1    Adequação das indústrias de café aos consumidores, 62
3.2.1.1    O mercado das doses únicas ou monodose, 65
3.2.2    Canais de distribuição do café, 67
3.3    Tendências e inovações do varejo para o setor de cafés, 71
3.4    Análise da indústria e varejo do café, 75

 

4    Produção mundial de café (João Paulo Arciprete e José Guilherme A. Nogueira), 77
Objetivos do capítulo, 77
4.1    Sobre a produção, 77
4.2    Espécies de café produzidas no mundo, 78
4.3    Principais países produtores de café, 86
4.3.1    Brasil, 86
4.4    Demais países produtores, 90
4.5    Análise das regiões produtoras no Brasil, 100
4.5.1    Descrição dos principais estados produtores de café do Brasil, 103
4.6    Tendências, 111

 

5    Análises do comércio mundial de café (Débora Simões, Patrícia Milan e José Guilherme A. Nogueira), 113
5.1    Introdução, 113
5.2    Países exportadores, 113
5.3    Países consumidores, 118
5.4    A dinâmica da reexportação mundial de café, 122
5.5    Tendências na comercialização do café, 130
5.6    Tendências para preços, 132

 

6    O que o cafeicultor brasileiro pode esperar? Uma análise do ambiente interno e externo da cafeicultura brasileira (José Carlos de Lima Júnior, José Guilherme A. Nogueira e Marcos Fava Neves), 133
Objetivos do capítulo, 133
6.1    Introdução, 135
6.2    Forças e fraquezas para a cafeicultura brasileira, 140
6.2.1    Forças, 140
6.2.2    Fraquezas para a cafeicultura brasileira, 143
6.3    Oportunidades e ameaças para a cafeicultura brasileira, 150
6.3.1    Oportunidades, 151
6.3.2    Ameaças para a cafeicultura brasileira, 152
6.4    Tendências para a cafeicultura brasileira, 156

 

7    Objetivos e estratégias para a Cafeicultura (Vinicius Gustavo Trombin, José Guilherme A. Nogueira e Marcos Fava Neves), 161
Objetivos do capítulo, 161
7.1      O método de planejamento e gestão estratégica de sistemas produtivos - Método GESis, 161
7.1.1      Iniciativa de líderes do sistema produtivo e institutos de pesquisa/universidades em planejar um futuro de um sistema produtivo, 162
7.1.2      Mapeamento e quantificação do sistema produtivo, 162
7.2 Objetivos para a cafeicultura, 165

8      Agenda para os próximos anos (P&A - International marketing, 191
8.1     Análise do mercado consimudor de café, 191
8.1.1       O consumo cresce "puxado" pornovos mercados, 192
8.1.2       O solúvel, as marcas próprias e a crise promovem o consumo de robustas, 192
8.1.3       Mais robusta implica em mais arábica em médio prazo?, 194
8.1.4       As lojas de café e a monodose "defendem" o arábica, 194
8.1.5       Transformando tendências em números, 196
8.1.6       O futuro do consumo brasileiro, 198
8.2     Análise da prosução mundial e brasileira, 199
8.2.1       O crescimento de produção continuará concentrado em poucos países, 201
8.2.2       Qualificando as tendências de crescimento, 202
8.2.3       O comportamento da produção brasileira moldará o futuro, 204
8.2.4       Outros países e ajustando as espectativas, 205
8.3     Desafios e oportunidades, 206
8.3.1       Arábica, 207
8.3.2       Conilon, 212
8.3.3       Conclusão, 215

Referências, 219
 

Até o momento não há avaliações para esse produto.

Produtos Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções.
Livraria UFV
-
livraria@ufv.br Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Caixa postal 334, Centro | 36570-900-Viçosa-MG | CNPJ: 02.414.568/0003-46