Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Assista ao vídeo do autor:
Sinopse: Este livro foi elaborado a partir da práxis diária das autoras como docentes em diferentes cenários de aprendizagem significativa. "Pouco a pouco, nossas ideias, sonhos e utopias foram tomando forma e cor, a partir de diferentes matizes e olhares dos agentes envolvidos neste processo – estudantes, docentes, preceptores e demais profissionais de saúde e áreas afins". O primeiro capítulo tem como objetivo discutir sobre as classificações, características, objetivos e finalidades do portfólio ampliando o debate sobre os diferentes usos e abusos deste método. O segundo capítulo tem como proposta apresentar e discutir criticamente as dicas e condições de sucesso e insucesso do portfólio reflexivo. Já o terceiro capítulo enfoca a importância do registro e das etapas de construção do portfólio reflexivo como método ativo, a partir da reflexão sobre a própria prática, ancorado no diálogo entre teoria e prática. Por fim, no quarto capítulo apresenta-se o processo de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo, tendo como referência quatro instrumentos criados, testados, avaliados e reconstruídos de forma consensuada, dialógica e crítica, pelos docentes e estudantes.
Tipo: Livro
Título: Portfólio Reflexivo
Autores: Rosângela Minardi Mitre Cotta, Glauce Dias da Costa
Editora: EDITORA UFV
ISBN: 9788572695602
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 138
Tamanho: 15x22
Edição: 1ª
Sumário
CAPÍTULO 1 – Portfólios: Conceitos, Classificações, Objetivos e Finalidades, 15
O método, 16
Tipos e classificações de portfólios, suas origens, conteúdos e premissas, 19
Classificações e tipos de portfólio, 21
Eficácia do portfólio, 24
Premissas imbuídas nos princípios conceituais dos portfólios, 27
O portfólio como um conjunto de evidências, 27
O portfólio como um método de desenvolvimento de competências , 28
O portfólio como um método ativo de ensino, aprendizagem e avaliação, 32
Portfólio Reflexivo: A construção de um conceito, 34
O que é? Definição de portfólio, 36
De quê? De ensino, aprendizagem, avaliação e autoavaliação, 39
Para quem? Sujeitos em formação, 42
Permite o quê? Uma educação centrada em competências, 44
Como? Sua base estrutural, 47
Para quê? Formar profissionais-cidadãos a partir de uma nova racionalidade, 48
Referências, 49
CAPÍTULO 2 – Dicas e Condições de Sucesso do Portfólio Reflexivo: Revolucionando a Forma de Ensinar e Aprender, 54
Construção metodológica, 54
Critérios condicionantes de sucesso na construção do portfólio reflexivo, 55
Capacitação e treinamento, 56
Clareza e objetivos de aprendizagem, 58
Experiências e materiais, 60
Avaliação, 62
Referências, 64
CAPÍTULO 3 – Portfólio Reflexivo: A Importância do Registro e das Etapas do Processo de Construção de um Método Ativo, 67
O passo a passo: das partes ao todo, 70
Construção do conceito de portfólio reflexivo – etapas, 70
Minha trajetória – Memorial, 74
Aprendendo com o grupo, 79
Espaço de criatividade, 82
Referências, 88
CAPÍTULO 4 – Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem: Um Importante Componente da Construção do Portfólio, 89
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem do portfólio reflexivo, 90
Os instrumentos de avaliacão e autoavaliacão como aliados do processo educativo, 95
O instrumento de avaliação e autoavaliação das competências a serem trabalhadas no portfólio reflexivo (IAVCP), 95
As competências exercitadas e avaliadas pelo IAVCP, 95
O desenho do instrumento do IAVCP, 99
O contexto no qual o IAVCP foi utilizado, testado e avaliado, 108
O planejamento de aprendizagem do processo de construção do Portfólio (PAPP) e o relatório de trabalho de equipe (RTE), 110
Inventário de avaliação da análise da qualidade dos portfólios, 121
Referências, 137
Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.