TELEVENDAS:
WHATSAPP
(31)
3612-2067
9 9819-5913
Meu Carrinho
0

Produtos Educacionais: Contribuições de Pesquisas na Educação Matemática

103313
0 avaliações

Produtos Educacionais: Contribuições de Pesquisas na Educação Matemática

103313
0 avaliações
Parcelas e formas de pagamento
Visa
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
MasterCard
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
Amex
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
Elo
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
Aura
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
Jcb
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
Diners
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00
Discover
1 x R$ 54,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 54,00

Gostaria de receber notificação quando este produto estiver disponível?

Calcular frete e prazo
Entrega Frete Prazo
Digite um CEP e clique no botão OK.
Ciências Exatas da Terra e Engenharias
Sinopse: Esta obra tem por objetivo difundir resultados de pesquisas tanto no contexto do ensino quanto no processo ensino-aprendizagem para professores em contexto de formação inicial e/ou continuada, bem como pesquisadores na área de Educação Matemática. A relação com o saber nas interações com os colegas e com o professor, sob um determinado contexto escolar, é abordada em dois capítulos dos livros Aprendizagem do conceito de área de figuras planas com o auxílio do software régua e compasso e Raciocínio combinatório: uma proposta de ensino para professores do Ensino Fundamental. A teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval é contemplada no capítulo “Um estudo sobre a interpretação geométrica dos números complexos”, cujo objetivo é viabilizar o estudo do conteúdo de números complexos para alunos da 3a série do Ensino Médio via GeoGebra, o qual se revelou eficiente para uma visualização geometrizada do conteúdo em relação à construção de seus conceitos. Ainda em relação aos recursos tecnológicos, apresentamos um capítulo cujo foco é uma revisão bibliográfica envolvendo produções acadêmicas cujo título é “As contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica: uma análise de dissertações de mestrado para a Licenciatura em Matemática”. Em relação ao contexto de aulas investigativas, temos interesse em analisar o impacto de práticas pedagógicas no desenvolvimento da capacidade de raciocínio dos alunos. Os processos de raciocínio incluem a formulação de questões, a formulação e o teste de conjeturas e a realização de justificações. Tanto as questões como as conjeturas podem ser mais específicas ou mais gerais. Um importante processo de raciocínio é a generalização, que parte de uma conclusão ou conjetura específica para formular uma conjetura de âmbito mais geral. Como representante desta linha de pesquisa, apresentamos o texto “Tarefas Exploratório-Investigativas na Construção de Mosaicos Geométricos com uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental”. Dois outros capítulos deste livro são oriundos de dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UFSCar. O objetivo deste programa converge com os propósitos educacionais do nosso programa de Pós-Graduação, o PPGECE, em alguns aspectos, pois ambos têm como objetivo formar profissionais que possam contribuir para o constante aperfeiçoamento da educação brasileira – contribuições que podem se dar por meio da pesquisa para produção de conhecimentos científicos e/ou da sua atuação profissional docente, seja no planejamento, na implementação e avaliação de práticas de ensino e aprendizagem matemática e tecnológica, adequadas ao contexto da educação básica. Levamos em conta estes fatos e trouxemos dois capítulos que se articulam com o propósito desta obra. Num deles, intitulado “A possibilidade de se introduzir o raciocínio funcional para o estudante do 5o ano do Ensino Fundamental: contribuições para o debate”, o objetivo do texto é discorrer sobre o potencial algébrico que o estudante do 5o ano do Ensino Fundamental possui, quando defrontado com situações-problema envolvendo a estrutura multiplicativa e sequências (icônicas e numéricas), antes e depois de ter passado por uma intervenção de ensino com foco em resolução de problemas que exploram o raciocínio algébrico. O outro capítulo, “Contribuições de softwares e de impressora 3D no estudo da geometria espacial no ensino médio”, traz ao leitor uma apresentação sobre as possíveis contribuições de dois softwares e de uma impressora 3D na produção de materiais didáticos palpáveis a mão livre para o estudo da Geometria Espacial no Ensino Médio, cuja utilização de conceitos de curvas e de superfícies no processo ensino-aprendizagem passa pela mobilização de registros de representação semióticas, sob a óptica de Raymond Duval. No desenvolvimento das pesquisas em nossos programas de pós-graduação, no que diz respeito à educação básica, dedicamos à análise crítica do conteúdo escolar, que é objeto específico de pesquisa. Devido a esta importância, o Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola elaborou um texto intitulado “Resolução de problemas e o ensino da Matemática escolar: algumas contribuições de pesquisas em Psicologia da Educação Matemática”.

Tipo: Livro
Título: Produtos Educacionais: Contribuições de Pesquisas na Educação Matemática
Autores: Paulo Cesar Oliveira
Editora: EduFSCar
ISBN: 9878576005049
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2018
Número de Páginas: 148
Tamanho: 27 x 21
Edição: 1ª
APRESENTAÇÃO

AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES DE SOFTWARES E DE IMPRESSORA 3D NO ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO

APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO

UM ESTUDO SOBRE A INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DOS NÚMEROS COMPLEXOS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A POSSIBILIDADE DE SE INTRODUZIR O RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA O ESTUDANTE DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE

RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Até o momento não há avaliações para esse produto.

Produtos Educacionais: Contribuições de Pesquisas na Educação Matemática

R$ 54,00

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções.
UFV Editora
-
AVENIDA PETER HENRY ROLFS, S/N, Edifício Francisco São José, CAMPUS UNIVERSITARIO | 36570-900-Viçosa-MG | CNPJ: 02.414.568/0003-46