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Relações Públicas Governamentais

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Teoria e Prática no Executivo Municipal
Sinopse: , A obra apresenta o caminho das Relações Públicas Governamentais no Brasil na esfera federal e faz breves apontamentos sobre realidades e tendências desse trabalho nos estados e municípios. A trajetória conceitual de Relações Públicas é utilizada para apontar influências na compreensão e atuação da área no campo governamental. Depois de expor definições e outras contribuições disponíveis, a obra apresenta uma nova proposta conceitual, readequando-a à realidade atual e ao papel diferenciado que o profissional de RP assume na administração pública. Para ampliar a visão sobre esse novo papel, o relacionamento entre Estado, Governo e Cidadãos ganha destaque. A prática das Relações Públicas Governamentais é abordada sob três perspectivas: o diagnóstico e a preparação da organização para o trabalho de comunicação e RP, questões do cotidiano e ações para seu melhor posicionamento e, ainda, a administração de crises, utilizando, para a sua compreensão, exemplos diversos e inerentes ao dia a dia de uma prefeitura e sugerindo ações para lidar com essa relação potencialmente conflituosa. Relações Públicas Governamentais – Teoria e Prática no Executivo Municipal destina-se a estudantes e profissionais de Relações Públicas, Comunicação, Ciência Política e Gestão Pública, políticos, assessores do poder público em todos os campos de atuação, cidadãos ligados à política e à administração pública e demais interessados no tema.

Tipo: Livro
Título: Relações Públicas Governamentais
Autores: Lidiane Malagone Pimenta
Editora: Editora UFV
ISBN: 9788572694995
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2013
Número de Páginas: 183
Tamanho: 15 x 22
Edição: 1ª

APRESENTAÇÃO 11
CAPÍTULO 1 – RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS: BREVE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO 13
1.1 O surgimento das Relações Públicas Governamentais e sua evolução na esfera federal brasileira 13
1.2 As Relações Públicas Governamentais no executivo municipal – apontamentos atuais 27
 
CAPÍTULO 2 – COMPREENSÃO E CONCEITUAÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS 33
2.1 Influências para a compreensão das Relações Públicas 33
2.2 Propostas conceituais à disposição 39
2.3 Uma nova proposta 48
 
CAPÍTULO 3 – O RELACIONAMENTO ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS 55
3.1 Uma relação de algumas faces 55
3.2 A opinião pública e a influência da mídia no comportamento do cidadão 59
3.3 Desafios do relacionamento 65
 
CAPÍTULO 4 – COMEÇANDO O TRABALHO DE RELAÇÕES PÚBLICAS 72
4.1 Algumas definições importantes para a área de comunicação 72
4.2 Conhecendo a sua realidade 75
4.3 Um olhar sobre os públicos de um governo 78
4.3.1 Autoridades 78
4.3.2 Cidadãos 80
4.3.3 Servidores 83
4.4 Mapeamento das oportunidades de contato 85
4.5 Pesquisas de opinião: diagnóstico constante 91
4.6 Treinamento dos servidores – preparando o público interno 94
 
CAPÍTULO 5 – O RELAÇÕES PÚBLICAS EM AÇÃO 99
5.1 Uma boa equipe de comunicação 99
5.2 Comunicação dirigida x comunicação de massa 102
5.2.1 Comunicação dirigida: atenção à linguagem 104
5.3 Campanhas publicitárias: objetivos justificáveis 106
5.4 Promoção pessoal é ilegal 108
5.5 Interatividade e novas tecnologias 109
5.6 Lobby 114
5.7 Para além de seus muros 115
5.8 A hora certa de comunicar 118
5.9 Bons relacionamentos com fornecedores 119
5.10 Comunicação interna 121
5.10.1 Procedimentos que ajudam 123
5.11 Perspectivas de comunicação para cada público 124
5.11.1 Autoridades 124
5.11.2 Cidadãos 127
5.11.3 Servidores 131
5.12 Interesse público e momentos para a deliberação 133
 
CAPÍTULO 6 – LIDANDO COM CRISES 135
6.1 Interesse coletivo x interesses individuais 136
6.2 Falta de visão e conhecimento: divergências na definição de prioridades 138
6.3 Bom para uns, ruim para outros 141
6.4 Quem merece mais 143
6.4.1 Quando o cidadão solicita um benefício/serviço e a
resposta é NÃO 146
6.4.2 E quando a resposta é SIM? 147
6.5 Quando o governo erra 148
6.5.1 Erros técnicos 149
6.5.2 Erros legais 152
6.5.3 Erros de eficiência 155
6.5.4 Erros com relação à economicidade 158
6.5.5 Erros morais 161
6.6 Quando a crise é com o gestor 163
6.7 Uma oposição ferrenha (e irresponsável) 164
6.8 O jogo político 166
6.9 Sempre “do contra” 167
6.10 Escândalos de corrupção 168
6.11 Relações e disputas de poder 171
6.12 As marcas de uma crise 173
6.13 Organização e atenção aos envolvidos: administrando crises e expectativas 174
Considerações finais 177
Referências 180
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