Meu Carrinho

Teorias da demanda e do comportamento do consumidor

Editora UFV
452490186939
0 avaliações

Teorias da demanda e do comportamento do consumidor

Editora UFV
452490186939
0 avaliações
Parcelas e formas de pagamento
Amex
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Aura
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Diners
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Discover
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Elo
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Hipercard
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Hiper
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Jcb
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
MasterCard
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00
Visa
1 x R$ 64,00 (Sem Juros) Total Parcelado: R$ 64,00

Gostaria de receber notificação quando este produto estiver disponível?

Calcular frete e prazo
Entrega Frete Prazo
Digite um CEP e clique no botão OK.

Esta obra não pode e nem deve ser considerada um livro-texto de Microeconomia. Seu objetivo básico é apresentar, numa contextura histórica, breve introdução ao estudo da demanda e ao das teorias que lhe deram origem. Além disso, apenas de forma acessória e ligeira, introduziu-se o estudo da oferta, sem a preocupação com suas origens. O livro, com uma linguagem leve, simples e precisa, enriquecido por numerosos gráficos e coroado, sempre que pertinente, pelo tratamento algébrico do tema em estudo, está dividido em três capítulos. Os dois primeiros tratam dos conceitos de demanda, oferta, equilíbrio e elasticidade, com vários exemplos de aplicação e inúmeros exercícios resolvidos e propostos. O terceiro, dividido em quatro unidades, aborda nas duas primeiras as teorias cardinal e ordinal da utilidade, seguidas na terceira, de alguns aspectos matemáticos subjacentes à teoria do comportamento do consumidor. A quarta unidade expõe ligeiramente a teoria da preferência revelada, a última e mais moderna teoria do comportamento do consumidor, utilizada para explicar a formação da demanda de bens e de produtos finais. Embora retrate apenas pequeníssima parte do vasto campo da Microeconomia, este livro destina-se, basicamente, como material complementar, tanto a professores e estudantes, de graduação e pós-graduação, das áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e correlatas, quanto a profissionais liberais e curiosos.

Título: Teorias da demanda e do comportamento do consumidor
Autores: Gilson Faria Potsch Magalhães
Editora: Editora UFV
ISBN: 9788572692096
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2005
Número de Páginas: 328
Tamanho: 15x22
Edição: 2

CAPÍTULO 1
TEORIAS DA DEMANDA E OFERTA

1 ANÁLISE DA DEMANDA
2 ANÁLISE DA OFERTA
3 EQUILÍBRIO
4 ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE ANÁLISE DA OFERTA E DA PROCURA

CAPÍTULO 2
ELASTICIDADE

1 Introdução
2 Elasticidade-Preço da Procura
3 Elasticidade-Preço Cruzada da Procura
4 Elasticidade-Renda da Procura
5 Elasticidade-Preço da Oferta
6 Tributação e as Elasticidades da Demanda e Oferta
7 Exercícios Propostos

CAPÍTULO 3
TEORIAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

UNIDADE I
ANÁLISE DA UTILIDADE - ABORDAGEM CARDINAL
1 Introdução
2 Conceito de Utilidade
3 Funções de Utilidade Total
4 Conceito de Utilidade Marginal
5 Funções de Utilidade para Bens Relacionados
6 Comportamento do Consumidor no Mercado: Objetivos e
Limitações
7 Maximização da Utilidade
8 Condições para a Maximização da Utilidade
9 Determinação da Combinação Maximizadora da Utilidade para n Bens, Sujeita a dada Restrição Orçamentária
10 Avaliação das Regras de Maximização
11 A Troca de Bens entre Indivíduos
12 Determinação da Curva de Procura
13 Efeito-Renda e Efeito-Substituição
14 Exercícios Propostos
UNIDADE II
ANÁLISE DAS CURVAS DE INDIFERENÇA - TEORIA ORDINAL DA UTILIDADE
1 Introdução
2 Conceito de Curvas de Indiferença ou Curvas de Isoutilidade - Construção de Pareto
3 Formas das Curvas de Indiferença
4 Considerações sobre as Formas das Curvas de Indiferença e as Características dos Bens
5 Características das Curvas de Indiferença Típicas
6 Taxa Marginal de Substituição
7 Hipótese da Maximização da Satisfação do Consumidor
8 Linha de Restrição Orçamentária
9 Mudanças ou Deslocamentos na Linha de Orçamento
10 Maximização da Satisfação
11 Linha de Restrição Orçamentária com Mais de Dois Bens Envolvidos
12 Equilíbrio Geral numa Economia de Trocas
13 Impacto de Variações na Renda Monetária sobre as Compras do Consumidor
14 Impacto de Variações no Preço sobre as Compras do Consumidor
15 Efeitos-Renda e Substituição
16 Efeitos-Renda e Substituição - Método de Slutsky
17 Comparação entre os Métodos de Hicks e Slutsky - Curvas de Procura Comparativas
APÊNDICES

UNIDADE III
ALGUNS ASPECTOS MATEMÁTICOS SUBJACENTES À TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1 Introdução
2 A Maximização da Utilidade
3 As Funções Demanda

UNIDADE IV
A TEORIA DA PREFERÊNCIA REVELADA
1 Introdução
2 Derivação das Curvas de Indiferença
3 Derivação da Curva de Demanda
4 Tratamento Algébrico da Teoria da Preferência Revelada
5 Exercícios propostos

Até o momento não há avaliações para esse produto.

Também Compraram
Produtos Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.

Newsletter
Cadastre seu e-mail e celular para ficar por dentro de todas as nossas novidades e promoções.
Editora UFV -

Campus Universitario S/N, Edificio Sede Supermercado Escola, | 36570-900-Viçosa-MG | CNPJ: 20.320.503/0011-23